Lendas São Joanenses

Publicado em 26 de Agosto de 2020 às 17:46


Lendas São Joanenses

Conheça o Espetáculo "Lendas São Joanenses": Um Tour Noturno pelo Centro Histórico de São João del-Rei para encenar as Lendas locais que espalham o medo entre a população!

Por São João del-Rei ser uma cidade histórica, com passado e presente marcantes no segmento artístico-cultural, a representação teatral das lendas e a transmissão oral da história da cidade são relevantes, pois resgatam valores culturais e ressaltam a importância da valorização dos bens patrimoniais tangíveis e intangíveis. Estes bens compõem a identidade cultural da cidade e de seus moradores.
Foi em meio à penumbra das ruas e vielas, dos lampiões movidos a óleo de baleia, querosene e a gás, que as lendas se tornaram parte do imaginário dos antepassados, cenário este que, nos dias de hoje, ainda se faz presente na histórica cidade de São João del-Rei.

Toda essa bagagem cultural, aliada as belezas patrimoniais do centro histórico de São João del-Rei, transporta o público a vivenciar de perto a cultura e os tempos coloniais, tornando o espetáculo um entretenimento único. As encenações das lendas utilizam como palco e cenário, as casas coloniais, ruas, igrejas, pelourinho, becos, solares e cemitérios, existentes ao longo do trajeto.

A iniciativa de encenar lendas teve inspiração no livro " Contam que... ", publicado em 1922 pelo escritor, poeta e jornalista são joanense "Lincoln de Souza", editado e relançado cerca de 13 vezes. Este livro, conhecido por muitos moradores, contém cerca doze lendas, das quais o grupo encena grande parte delas (cerca de oito lendas, porém existe uma nona lenda chamada "A Noiva", que não consta no livro) com o objetivo de fomentar o teatro de rua, agregando valor ao entorno histórico com diferentes estilos de apresentações, e homenageando a memória desse saudoso escritor.

Na 3ª edição de " Contam que... ", um critico menos versado em assuntos folclóricos observou, como "notável descoberta", que algumas lendas ali registradas se narram como tendo ocorrido em outras cidades do Brasil. Quem estuda a história das lendas sabe, porém, que existe uma curiosa similaridade entre elas, não apenas quando comparadas com as de um mesmo país, mas igualmente com as de outras partes do mundo, o que faz crer na sua estranha universalidade.


Ainda como forma de homenagem aos conterrâneos que deixaram herança cultural para a cidade de São João del-Rei, durante os espetáculos, são utilizados trechos de peças musicais do Padre José Maria Xavier, grande compositor de músicas sacras, transmitindo essa riqueza cultural imaterial para as novas gerações.


Este espetáculo, em atividade desde julho de 2007, inicialmente com nome "
By Night Tour ", (devido à nomenclatura técnica dos roteiros noturnos) foi coordenado por membros da Coopertur (Cooperativa de Condutores de Turismo).


Com a extinção da Coopertur em 2009, foi formado um novo grupo, composto de atores e condutores de turismo, que permitiram continuidade às apresentações, sob a coordenação de seus idealizadores, alterando o nome do espetáculo para "Lendas São Joanenses". Desde então, o espetáculo tornou-se um referencial artístico-cultural na cidade de São João del-Rei.