Tiradentes - O que fazer em um final de semana

Publicado em 5 de Novembro de 2020 às 23:56


Tiradentes - O que fazer em um final de semana

Vai visitar Tiradentes e não sabe por onde começar? Veja abaixo algumas opções que preparamos para você

Se você está acessando nosso site pelo celular, para uma melhor experiência, ative a função "versão para computador" que fica nas oções ao lado direito da tela

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A melhor opção para conhecer Tiradentes, é aos finais de semana e feriados . Mesmo sendo uma cidade turística , durante a semana não tem tanto movimento e, por consequência, algumas lojinhas e restaurantes não abrem .

Indicamos você conhecer a cidade quando houver algum evento. O calendário de Tiradentes é muito completo e tem atrações para todos os gostos. Abaixo listamos alguns que não podem ficar de fora do seu roteiro :

  • Mostra de Cinema

  • Carnaval

  • Festival de Fotografia

  • Festival de Cervejas Artesanais

  • Festival de Vinho e Jazz

  • Festival de Cultura e Gastronomia

  • Bike Fest – Encontro de motociclistas

  • Natal Iluminado

  • Dentre Outros …

A cidade fica lotada nestas datas de eventos, portanto reserve a sua estadia com alguns meses de antecedência .

Onde ficar em Tiradentes:

Tiradentes tem muitas opções de hospedagem, que vão desde pousadas simples até hotéis luxuosos. Um critério para escolher onde se hospedar, pode ser a distância do centro histórico.

Se você não quiser se deslocar de carro toda vez que quiser sair da pousada, a melhor pedida é ficar próximo ao centro e fazer tudo à pé. Caso contrário, fora do centro histórico há diversas opções também.



O que fazer em Tiradentes MG



Se você vai fazer um bate volta , preparamos um roteiro para você curtir um final de semana em Tiradentes sem deixar de aproveitar o melhor da cidade.

Uma das opções para você chegar aos lugares, é utilizando o google maps ou ir perguntando para as pessoas da rua. Os moradores irão te indicar o caminho com muito prazer, afinal, Minas Gerais é famosa por sua simpatia e hospitalidade!

Foto de Arthur Rangel

Conheça o melhor da cidade em um final de semana



Dia 01:

Calce sapatos confortáveis, deixe as preocupações de lado, e volte ao passado vivenciando o melhor que a cidade pode te oferecer. Como toda cidade do interior, Tiradentes não é um lugar para se ter pressa.

Por ser pequena, dá para conhecê-la praticamente em 1 dia , e o melhor: fazendo tudo a pé!



Largo das Forras

O Largo das Forras é uma praça que fica na área central de Tiradentes. Em datas festivas e eventos, é por lá que tudo acontece. No entorno da praça, concentram-se algumas pousadas, casarões antigos e vários barzinhos e restaurantes.

Não tenha pressa nesse local, conheça toda a praça, tire muitas fotos e nos marque no instagram , entre nas lojinhas, prove um docinho e, podemos garantir que você não resistirá em voltar mais tarde para um almoço ou para tomar um chopp e se divertir com a família e amigos no final do dia.



Curiosidade : o Largo das Forras tem este nome porque era lá que os escravos recebiam a carta e alforria para então ganharem a liberdade.

Foto: Kiko Neto

Matriz de Santo Antônio

A Matriz de Santo Antônio é uma igreja que encanta a todos que a visitam. Por fora, a fachada de cores branco-neve e amarelo-gema contrasta com sua imensa porta de madeira. Por dentro, a igreja esbanja riqueza ! São mais de 480 quilos de ouro adornando o altar e fazendo da Matriz de Santo Antônio a segunda igreja mais rica do Brasil .

Foto: Luiz Cesar Costa

Chafariz de São José

Segundo ponto turístico que você não pode deixar de visitar é o Chafariz de São José. Ele é muito mais do que um simples chafariz, é uma peça fundamental que ajuda a contar a história da cidade. Com mais de 260 anos e suas três fontes principais tem o formato de carrancas.

No passado, ele foi muito utilizado para fornecer água para a população local e também servia como bebedouro para cavalos e tanque para as lavadeiras lavarem as roupas, em suas laterais da parte de trás, você verá os dois tanques utilizados para isso.

A água é limpinha e provém da nascente Mãe d’Água, que fica em um bosque logo atrás do chafariz. A nascente também pode ser visitada!

Foto: Internet

Capela de São Francisco de Paula



É na Capela de São Francisco de Paula que você verá Tiradentes do alto! Para chegar na Capela basta ir no sentido da Rodoviária, e ao chegar lá, subir a ladeira que fica logo ao lado.

Lá do alto, além de encontrar uma capelinha bem charmosa, você vai se deparar com uma vista incrível das casas de Tiradentes e também da Matriz de Santo Antônio, fato esse que faz com que as pessoas se reúnam ali para curtir o pôr do sol, sentar para conversar, tocar um violão e , é claro, fazer muitas fotos da Matriz.

Foto: Maraia Pavão

Museu de Sant’Ana e Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos



O Museu de Sant’Ana fica localizado na Rua Direita. Era a antiga cadeia municipal da cidade.

a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos tem uma curiosidade que era frequentada somente por escravos, inclusive muitas das imagens de santos e santas que ela abriga são negros.

São lugares incríveis que temos certeza que você vai adorar!

Foto: Jomar Bragança e Aromas da Montanha

Dia 02:

Nossa indicação para você é conhecer alguns lugares próximos da cidade.

E nossa primeira dica é ir de maria-fumaça até São João Del Rei. Neste passeio turístico , você fará uma viagem no tempo, contemplando alguns pontos a belíssima Serra de São José.

O preço de ida e volta é R$ 80,00* e somente ida fica em R$70,00* . Crianças, estudantes e idosos pagam meia. As viagens acontecem de sexta a domingo.

* preço em outubro/2020


Foto: Jonas Augusto

Lembrando que São João del Rei também é uma cidade histórica, e nós já postamos algumas dicas bem legais aqui no site, confira .

Outra opção que temos para você, é uma vila simples, porém muito charmosa , a aproximadamente a 8 km de Tiradentes, que é totalmente a cara de Minas e é conhecida como Bichinho . Seu nome original é Vitoriano Veloso. E , apesar da proximidade, Bichinho é, na verdade, distrito da cidade de Prados. A vila tem cerca de 2000 habitantes, e a estrada que dá acesso ao lugar é quase toda de calçamento de pedra , com um pequeno trecho de terra.

Lá você vai encontrar toda hospitalidade mineira no pão de queijo, no cafezinho coado na hora, nas belezas e detalhes dos artesanatos e poderá também comprar esculturas de madeira, obras de arte em pedra sabão, enfeites de metal, colchas de retalhos, bolsas decoradas com fuxico, e várias outras coisas lindas.

Foto: Diego Biscuola

Se você está em busca de adrenalina, adora estar em contato com a natureza e tomar um banho de cachoeira, a Serra de São José não pode ficar de fora do seu roteiro!

Em Tiradentes você encontrará empresas especializadas em passeio de quadriciclo, cicloturismo, tours em 4×4 e muitas outras atividades ao ar livre.

Foto: Hleraoffroad

Esperamos que tenha gostado desse post, e já esteja de malas prontas, e não se esqueça de ao fazer suas reservas mencionar que viu aqui em nosso site e nos mande também seu registro nos contando como foi sua experiência. Ative também as notificações para não perder nenhuma dica e cupons de descontos. Eu VOU PRA MINAS e você?

Siga nossas redes sociais, fique por dentro de nossos sorteios, promoções e se encante com nossas belezas:

Instagram / Facebook : @voupraminas